Em: 19/11/2015
Instrumentação de Barragens de Concreto e Solo
Em 19-11-2015 a CoMMetro e RST instruments (representada no ato pelo Eng.º Flávio Guimarães), realizou, na Tractebel Energia - posto Florianópolis, a apresentação de novas tecnologias para a instrumentação de barragens de concreto e solo.
No evento foram citados os instrumentos para esta finalidade (piezômetros de corda vibrante, inclinômetros, medidores de vazão, placas de recalque elétricas, medidores triortogonais, medidores de abertura de juntas, clinômetros normais e submersíveis, etc.), porém o principal tema foi a modernização e automação dos sistemas de instrumentação geotécnica e de obras civis.
As novas tecnologias permitem o monitoramento remoto dos instrumentos de medição. Assim como, por exemplo, é possível monitorar e controlar as unidades geradores em uma hidroelétrica a distância, também é possível monitorar e ditar a frequência de leituras em sistemas de auscultação de obras de engenharia.
A automação tem como principais vantagens:
- Elimina a mão de obra para realização das leituras
- Elimina a possibilidade de acidentes operacionais
- Elimina o erro humano no ato das leituras
- Oferece ao analista de dados e comportamentos as leituras e históricos em tempo real
- A frequência de leituras dos instrumentos pode ser programada com um simples comando
- Os dados (históricos) são armazenados em data loggers e em centrais, dificultando a perca de dados
- Pode ser programado para aumentar a frequência de leituras e/ou soar alarmes caso os limites de controle sejam atingidos (níveis de atenção, alerta e emergência).
Na apresentação estavam presentes profissionais do meio e empresas interessadas, dentre elas:
- Tractebel
- Eletrosul
- Leme
- GeoEnergy
- Roxor Engenharia - Tratamentos Geotécnicos e obras civis
- Explobal - Escavações subterrâneas e a céu aberto
A Commetro agradece a todos pela presença e em especial ao Eng.º Eduardo Augusto Garcia Marchante pelo apoio e auxílio geral.